Site de informações e utilidades

terça-feira, 9 de junho de 2015

On 19:28 by Gazaniga in     No comments


Nem sempre lembramos, mas eles fazem parte do nosso sono todas as noites. Os sonhos podem nos revelar algo, assustar e até inspirar. A neurociência diz que eles são consequência do somatório das memórias recentes com as consolidadas. Segundo o criador da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939), os sonhos retratam o inconsciente e representam nossos desejos. Analisar os sonhos e entender o que eles transmitem pode ajudar a conhecer melhor pensamentos e sentimentos.

Tentar fugir




Ter sonhos - ou pesadelos - sobre perseguição é bastante comum. As crianças costumam sonhar que estão sendo perseguidas por criaturas estranhas em seu quarto, já os adolescentes podem sonhar que estão fugindo de um ataque zumbi. E não é porque você chegou à vida adulta que vai deixar de sonhar que está sendo perseguido. Fugir em um sonho pode significar que você procura se livrar ou pôr fim a algo na sua vida. Você pode estar se esforçando para resolver algum problema ou tentando esquecer lembranças ruins.

Perder os dentes




Um dos sonhos mais angustiantes é, sem dúvida, perder um ou mais dentes. Ao se olhar no espelho, você se pergunta: onde está meu dente? Inexplicavelmente, eles sumiram. Pior, justamente aqueles da frente! Você fica desesperado, de repente acorda e confere se está tudo no devido lugar. Esse é um pesadelo que acomete normalmente pessoas inseguras e pode indicar problemas de autoestima. É um sonho bastante comum entre os jovens.

Procurar um banheiro




Quem nunca sonhou que estava com vontade de ir ao banheiro? Esse é um dos sonhos mais comuns e acomete pessoas de qualquer idade. Na sua busca por um lugar onde se "aliviar", você só encontra banheiros muito sujos, quebrados, lotados ou com qualquer outro problema. Sonhar com isso pode ser sinal de que você pode estar com vontade de ir ao banheiro durante o sono e nada mais. Também é possível que, como ir ao banheiro é uma necessidade fisiológica, você pode estar negligenciando suas vontades e não sabe como expressá-las.

Estar nu em público




Um sonho inusitado é ficar nu ou com roupas íntimas em público. Sem motivo aparente, você se vê com pouca ou sem nenhuma roupa em um lugar movimentado como no meio da rua, na escola ou no trabalho. Por mais que tente resolver a situação, todas suas tentativas são em vão, talvez porque a roupa não sirva ou porque não tenha nenhuma peça disponível mesmo. Uma variante desse sonho é ficar descalço no meio da rua. Ele pode indicar problemas com sua autoestima e autoimagem, representando o medo de ser julgado. Você também pode estar se sentindo exposto como em uma experiência nova de trabalho.

Voar




Esse é aquele sonho gostoso que você deve ter tido bastante durante a infância. Mas quem acha que sonhar que se está voando é exclusividade das crianças, está enganado, pois os adultos também flutuam por aí. Por incrível que pareça, no sonho você consegue voar sem a menor dificuldade, assim como um super herói. Quer melhor sensação de liberdade do que essa? É exatamente esse o anseio de quem tem esse tipo de sonho, estar livre, sem as pressões do dia a dia, para poder tomar suas decisões.

Queda




Bastante desagradável e muito real é ter a sensação de estar caindo durante um sonho. Você se vê caindo do alto de um prédio e tenta se agarrar ao que for possível. Até pode conseguir se segurar em algo, mas provavelmente cairá novamente e continuará lutando por sua vida, quando de repente acorda. Esse é um sonho bastante comum e pode ser reflexo de problemas que você está enfrentando ultimamente, como falta de dinheiro, estresse no trabalho ou medo de perder o controle de uma situação.

Estar atrasado ou perder compromissos




Atrasar-se ou perder um compromisso é algo que pode acontecer na correria do dia a dia, mas é uma situação que ninguém deseja, principalmente se for algo importante. Normalmente, quando sonhamos com atrasos ou perda de compromissos, estão envolvidas questões sérias, como o dia do nosso casamento, uma prova, uma entrevista ou uma reunião no escritório. Muito estresse e excesso de trabalho podem ocasionar esse tipo de sonho assim como ficar ansioso com compromissos importantes.

Morte




Sonhos - ou pesadelos - que envolvem a morte são terríveis e desgastantes. Neles, você perde seus pais, um filho, um irmão ou vê sua própria morte. É um sonho que causa bastante angústia e aflição, mas que proporciona um grande alívio ao acordar. Ter esse tipo de sonho pode ser o reflexo de acontecimentos que estejam ocorrendo em sua vida, como uma experiência traumática, uma separação conjugal, o nascimento de filhos, uma cirurgia ou uma fase de transição, como a saída da adolescência para a vida adulta.

Falar com alguém já falecido




Perder um ente querido é algo muito triste e demanda muito esforço para superar. Sonhar com pessoas já falecidas é algo comum, uma experiência de alento para os corações magoados pela perda, em que você tem a oportunidade de trocar umas palavras, dizer aquilo que não teve chance de falar e sentir novamente a presença da pessoa querida, mesmo que apenas em sonho. Ter esse tipo de sonho pode indicar que você ainda não aceitou a perda do ente querido ou, simplesmente, a mais pura saudade.


0 comentários :

Postar um comentário