Site de informações e utilidades

terça-feira, 9 de junho de 2015

On 19:18 by Gazaniga in     No comments


O fim de um relacionamento é sempre um período triste, especialmente para quem não queria o ponto final. Embora isso aconteça com todo mundo, a perda pode ser dolorida — e as redes sociais não ajudam muito quem está vivendo esse processo de recuperação. As formas de lidar com o problema são as mais variadas e incluem deletar e bloquear o ex-amor das redes sociais, excluir o contato sem fazer o bloqueio, apagar apenas os dados ou não eliminar nada e apenas fazer as alterações necessárias no perfil. Conheça nossas dicas para superar o namoro e sumir com os vestígios!

Os primeiros passos




Terminar um relacionamento na internet pode ser uma tarefa desagradável. Embora o vínculo com o "ex-amor" já esteja na prática cortado, ele continua bem vivo sobretudo nas redes sociais até que uma das partes faça a "limpa". Alguns preferem continuar a amizade no Facebook ou como seguidores no Twitter ou Instagram, enquanto outros acreditam que a melhor alternativa para abreviar o sofrimento é, discretamente, eliminar a presença do outro nesses espaços. Busque a alternativa mais adequada para você e inicie o processo.

As melhores opções para você




Há quem diga que a melhor forma de lidar com o assunto é apagar todo e qualquer vestígio do relacionamento encerrado. Dessa forma, vale entrar em seu perfil no Facebook, a rede social mais utilizada no mundo, e excluir todas as fotos que você tenha postado, além de se "desmarcar" nas publicações dos amigos em que haja alguma menção a esse período que ficou para trás. Além disso, é preciso fazer uma "faxina" nos seus próprios posts. Manifestações públicas de carinho? Check-ins em restaurantes e hotéis românticos? Não deixe pedra sobre pedra.

Uma medida drástica




Se você está se sentindo culpado(a) ou confuso(a) pelo fim do relacionamento, apertar o botão "Desfazer amizade" pode ajudar a assimilar a ideia de que a pessoa não está mais presente. Em entrevista ao portal UOL, a psicóloga Katty Zúñiga, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI), observa que, embora a dor de terminar um relacionamento seja a mesma, a recuperação pode ser mais lenta por conta da dificuldade em cortar os laços digitais com o ex-companheiro. Por isso, ainda que a ideia soe radical, pode ajudar quem não consegue superar a ausência do outro.

Recuperação rápida X redes sociais




"Se o relacionamento acabou mal, manter o ex nas suas redes sociais pode deixar a recuperação mais lenta, já que ele está continuamente 'presente' lá", observa Katty. Um estudo conduzido pela Universidade de Brunel, em Londres, confirma essa tese. Dos 460 participantes que apagaram os rastros do ex nas redes sociais, apenas um terço continuava fazendo um "monitoramento remoto" do amor perdido. Os que continuaram acompanhando a vida do antigo parceiro tiveram mais dificuldade para seguir em frente e encontrar novos parceiros. Abandonar a internet completamente também pode atrapalhar. Por isso, aprenda como se livrar desses vestígios.

Superação discreta




Se você é muito orgulhoso para tomar a iniciativa da exclusão, experimente desativar o ex-companheiro em seu "feed" de notícias. É muito simples: vá até o perfil da pessoa e, ao lado da caixa "Amigos", desmarque o botão "Seguir". Dessa forma, você não receberá mais informações e posts do ex. Se a ideia é evitar o acesso ao seu perfil, volte no perfil da pessoa e clique na caixa "Amigos". Uma lista de opções vai surgir, e a última delas é "Bloquear". Clique, confirme e pronto. Seu ex não será mais seu amigo no Facebook e ele não poderá contatar você.

Instagram e Twitter também




O Twitter e o Instagram, porém, são redes sociais que se baseiam não em uma rede de amizades, mas de seguidores. Dessa forma, basta apertar o botão "unfollow" na lateral superior direita da tela para não receber mais as atualizações do ex. No caso do Twitter, também é possível usar a ferramenta "Mute" para não receber mais nenhuma intervenção da pessoa sem ter que assumir isso de forma pública, além de não demonstrar imaturidade. Escolha sua estratégia!

Novo status de relacionamento




O momento ideal para trocar o status de relacionamento no Facebook é aquele no qual você se sente mais confortável. Não é necessário avaliar por muito tempo quando é a hora certa de divulgar ao mundo que você está novamente solteiro(a), mas, se você quiser, é possível ser furtivo(a). É fácil: mude a configuração de privacidade do seu status de relacionamento para "Somente eu". Agora, selecione a nova opção. Espere um dia, reconfigure seu status de relacionamento para a opção que estava antes e dessa forma o novo status não aparece no feed de seus amigos.

Como agir nas redes?




Além de mudar o status de relacionamento, encerre qualquer contato dentro das redes sociais. Um inocente "like" no Facebook ou um "fav" ou retweet no Twitter podem ser suficientes para criar um problema ou atrasar sua superação. E a hora certa para voltar a interagir dessa forma sutil é depois que tudo estiver superado e você sentir que seria tão normal quanto encontrar essa pessoa na rua e agir de forma natural. Não se esqueça de parar de seguir a pessoa no Facebook para ter espaço para respirar sem ter que olhar as fotos e postagens da pessoa.

Baixe um aplicativo!




O aplicativo KillSwitch, lançado em 2010 apenas para celulares Android, ganhou no ano seguinte uma nova versão para iPhone. O app, gratuito, oferece um serviço que deleta, discretamente, qualquer menção ao ex-amor de seu perfil, nas postagens (fotos, vídeos, postagens em sua página ou atualizações de status) geradas por você. Se a pessoa fez uma postagem, você precisará deletá-la manualmente. Também é importante lembrar que a limpeza com o aplicativo deverá ser feita enquanto você e o ex ainda são amigos. Em seguida, se quiser, desfaça a amizade. O aplicativo pode ser baixado da AppStore ou do GooglePlay.

Uma fase superada




Limpar seu disco rígido e redes sociais de todas as memórias do ex pode ser uma tarefa trabalhosa. De fotos a históricos de conversa e e-mails, é importante ter certeza de que tudo foi apagado. Afinal, vocês dois precisam esfriar a cabeça e superar tudo o que aconteceu, com tempo e espaço para refletir. Se o relacionamento não terminou mal, maior é a chance de um encontro civilizado no futuro — seja por meio de amigos em comum ou por vontade do ex-casal de manter algum tipo de contato. Porém, é importante ter certeza de que tudo está superado.


0 comentários :

Postar um comentário