Site de informações e utilidades

sexta-feira, 26 de junho de 2015

On 12:01 by Gazaniga in     No comments


O fim da Terra é um tema que intriga a humanidade há muito tempo. Nostradamus, a Bíblia e muitos outros textos religiosos e históricos tentam prever as catástrofes que exterminarão os homens (ou a maioria deles). Mas ainda mais divertido que imaginar o fim da sociedade como a conhecemos é pensar como viveríamos nessa situação. O cinema, ao explorar essa temática, nos deu grandes obras de ficção científica. Às vezes, elas nos fazem questionar o que estamos fazendo com o planeta. Mas, às vezes, é só mesmo pela diversão de saquear tudo e matar zumbis.

Delicatessen (1991)




O jovem Louison atende a um anúncio de jornal para conseguir emprego num açougue. É uma ótima oportunidade de sobreviver numa França pós-apocalíptica, onde a comida é escassa e as relações pessoais são cheias de interesse. Mal sabe ele que o anúncio é uma isca, e que o açougueiro quer, na verdade, cortá-lo em pedacinhos para vender como comida. Essa trama surreal de "Delicatessen" tem uma estética inusitada e muito humor negro.

Waterworld — O Segredo das Águas (1995)




Num futuro distante, o aquecimento global causou o derretimento das calotas polares e transformou a Terra num imenso oceano. Em "Waterworld — O Segredo das Águas", Kevin Costner interpreta um homem cuja mutação lhe permite respirar na água. Ele descobre que uma gangue de piratas quer sequestrar uma menina cuja tatuagem indica o caminho para a terra seca. O guarda-costas, que dizer, o Mariner, então decide ajudar a garota. Apesar de não ter sido unanimemente aclamada pela crítica à época, essa aventura é hoje um clássico dos filmes do gênero.

Matrix (1999)




Matrix parou o mundo com seus efeitos especiais inovadores e com um enredo de arrepiar. Nele, Sr. Anderson descobre que vive num mundo simulado e que as máquinas dominam o planeta. Libertado da ilusão, ele adota Neo como novo nome e desenvolve habilidades para derrotar os agentes das máquinas que querem manter a humanidade subjugada. Lançados na virada do século, os filmes que formam a trilogia cyberpunk são somente parte da história criada pelos Wachowskis: esse universo é completado por uma série de desenhos animados, história em quadrinhos e jogo de videogame.

Stalker (1979)




O intrigante longa-metragem "Stalker", do aclamado diretor russo Andrei Tarkovsky, conta a história de um homem contratado para levar um escritor e um professor a uma zona de quarentena e alcançar uma sala que supostamente realiza os desejos de quem consegue acessá-la. Esse filme poético e cheio de planos longos pode ter sido a causa da morte do cineasta e dos três atores principais. Acredita-se que a exposição à radioatividade das locações escolhidas, na Estônia, tenha causado os cânceres que os mataram nos anos seguintes.

Zumbilândia (2009)




Os Estados Unidos foram afetados por um vírus e agora são dominados por zumbis: essa é a premissa de "Zumbilândia". No longa, Columbus, um jovem universitário, decide cruzar metade do país para descobrir se seus pais ainda estão vivos. No caminho, junta-se a Tallahassee, um exterminador de zumbis mal-humorado, Wichita e Little Rock, duas irmãs cheias de truques na manga para sobreviver a esse mundo surreal. Diálogos sagazes, sangue cenográfico e efeitos especiais são os ingredientes que fazem essa comédia.

Ensaio Sobre a Cegueira (2008)




Baseado na obra de José Saramago, "Ensaio Sobre a Cegueira" utiliza-se de um cenário pós-apocalíptico para questionar a ética humana. O enredo narra como uma misteriosa doença gradualmente deixa a população do mundo todo cega. O governo usa medidas de guerra para lidar com a catástrofe, e uma pequena sociedade se forma no local para onde os protagonistas são enviados. Na estreia do filme, em Cannes, o diretor brasileiro Fernando Meirelles comentou que a obra é sobre a fragilidade de nossa civilização. Vale a pena assistir para refletir sobre as limitações da humanidade.

WALL·E (2008)




"WALL·E" ganhou as telas em 2008, mesmo tendo sido imaginado 14 anos antes pelo escritor e diretor da Pixar Andrew Stanton. O cenário da história é uma Terra abandonada pelos humanos, tamanha a quantidade de lixo que tomou conta do planeta. A missão do robozinho WALL·E é limpar a sujeira e, curioso, ele coleciona objetos inusitados deixados para trás. O solitário compactador de lixo apaixona-se por uma robô que vem do espaço, e juntos eles vivem uma aventura. Mais um filme para refletir sobre os hábitos da nossa sociedade.

Jogos Vorazes (2012)




Jennifer Lawrence alcançou o reconhecimento mundial protagonizando a saga "Jogos Vorazes", aventura adaptada da literatura. Na trama, "Jogos Vorazes" é o nome de um reality show que seleciona jovens de diferentes lugares para se caçarem em uma arena até restar apenas um sobrevivente. Sucesso de bilheteria em 2012, o filme e suas sequências são ótimos para fazer uma sessão de cinema noite adentro.

O Planeta dos Macacos (1968)




Quatro astronautas voluntários partem para o espaço na velocidade da luz para provar que a passagem do tempo é mais lenta na nave do que na Terra. Depois de dois mil anos terrenos, eles aterrissam em um planeta selvagem dominado por macacos falantes e violentos que dominam os humanos. Esse é o cenário surreal em que se passa o clássico "O Planeta dos Macacos", refilmado por Tim Burton em 2001. O filme é baseado no livro homônimo do francês Pierre Boulle e é uma crítica social que reflete o momento de então, marcado pela Guerra Fria.

O livro de Eli (2010)




Considerado um "neo-western", "O livro de Eli" narra as desventuras do inabalável Eli, que cruza o que fora os Estados Unidos para levar em segurança um livro muito importante na Costa Oeste americana, 30 anos depois de uma guerra nuclear deixar o planeta em pedaços. No caminho, ele encontra Carnegie, comandante de uma pequena cidade, que procura o mesmo livro que Eli carrega, com a intenção de dominar ainda mais cidades e homens. O filme é estrelado por Denzel Washington e ainda conta com interpretações de Gary Oldman, Mila Kunis, Tom Waits e Malcom McDowell.

Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)




Baseado em uma famosa série japonesa de jogos de videogame, "Resident Evil: O Hóspede Maldito " é estrelado por Milla Jovovich no papel de Alice, uma ex-segurança da Umbrella Corporation. Ela é obrigada a entrar num laboratório subterrâneo cenário de um desastre: todos os funcionários foram infectados por um vírus que os transformou em zumbis. Sua missão agora é desligar o computador que comanda o laboratório antes que ele mate todos os sobreviventes, inclusive ela mesma. Para isso, conta com a ajuda de um esquadrão da Umbrella, que ela descobre estar envolvida na catástrofe.

Mad Max: Estrada da Fúria (2015)




O sucesso "Mad Max" voltou às telas 30 anos depois do terceiro filme da série ser lançado. Mais uma vez, o ex-policial Max Rockatansky enfrenta um cenário de caos e violência em busca de sobrevivência. Esse é o primeiro filme da série que não tem Mel Gibson no papel do anti-herói, ele agora é interpretado por Tom Hardy. Charlize Theron está lindamente selvagem como a Imperatriz Furiosa. Super bem recebido pela crítica, "Mad Max: Estrada da Fúria" ressuscitou a saga australiana e o diretor e criador George Miller promete mais duas histórias.


0 comentários :

Postar um comentário