Site de informações e utilidades

terça-feira, 16 de junho de 2015

On 16:10 by Gazaniga in     No comments
Quais os efeitos da sede na saúde


Desde pequenos, somos condicionados a acreditar que beber água é uma atitude saudável. E a verdade é que, de fato, costuma ser. O problema é que a sede em excesso pode ser um sintoma de problemas de saúde. Trata-se de um sintoma relativamente comum para algum tipo de doença emocional ou mesmo física. A sede nada mais é do que uma série de estímulos do organismo com a função de motivar nosso corpo a beber líquidos. Quando esse impulso é satisfeito, a sede acaba. Confira quais os efeitos que a sede pode ter na sua saúde.


Limiar da sede

Nós perdemos água de forma natural através das atividades que realizamos no decorrer do dia. Assim, a água se esvai por meio de suor, vapor de ar que expiramos, urina e fezes. Quando a perda atinge mais do que 0,5% do nosso peso, sentimos sede. É o chamado limiar da sede, momento no qual nosso organismo irá emitir estímulos que nos motivem a beber água. Então, em um adulto de 80 kg, por exemplo, os primeiros estímulos de sede serão liberados ao perder 400 ml de água do corpo.

Estímulos mais intensos

Caso a pessoa não beba água logo ao atingir o limiar da sede, o organismo vai tornando os estímulos mais intensos. É por isso que a boca fica seca e há redução de urina quando ficamos muito tempo sem tomar água. Quando não controlamos a sede, ficamos desidratados. Se o organismo continua perdendo água e sais minerais, os sintomas de sede podem avançar para dor de cabeça, sonolência e comprometimento da regulação respiratória. Quanto maior o nível de porcentagem de água perdida sem reposição, maior o perigo para o organismo. Ao atingir mais de 7% do peso corporal, o organismo pode entrar em colapso.

Casos psicológicos

Nem toda sede ocorre de forma natural. A sede excessiva pode ser um sintoma de um problema grave de saúde. Ela pode estar ligada a sintomas psicológicos, como estresse em níveis altos. Outra possibilidade para a sede excessiva é a ingestão de certos medicamentos de uso contínuo. Se o problema persistir, vale a pena buscar um médico para fazer um exame clínico e físico. O profissional irá investigar o histórico clínico do paciente para encontrar o fator que estaria ocasionando a sede excessiva. Testes diagnósticos podem ser solicitados e incluem, entre outras indicações, o nível de glicose no sangue e o nível de cálcio e sódio.

Diabetes

O excesso de sede pode ser um indício claro de diabetes. Isso porque a sede pode estar relacionada com o elevado nível de açúcar no sangue, a hiperglicemia. A diabetes surge a partir da perda de urina acompanhada pela eliminação da glicose em excesso. Assim, quanto mais a pessoa urina, mais sede ela sente. Nesse caso, outros sintomas podem ser sensação de cansaço, perda de peso súbita e fraqueza. Apenas o exame médico pode confirmar o diagnóstico. Ainda assim, a ingestão de água nas doses diárias corretas (dois a três litros, em média) pode prevenir o diabetes.


0 comentários :

Postar um comentário