Site de informações e utilidades

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

On 11:06 by Gazaniga in     No comments
A importância dos pais como modelos de comportamento


Quando pais ensinam tanto por palavras quanto por exemplos como uma criança deve viver sua vida, a sociedade se beneficia. Na medida em que a criança se torna um adulto, ele ou ela passa para frente as lições aprendidas com os pais. Por exemplo, quando pais ensinam boas maneiras para uma criança, como dizer por favor e obrigado, dar o lugar para um idoso no ônibus e pedir pelas coisas antes de pegá-las, ele ou ela aprendem sobre mostrar cortesia. As lições que os pais ensinam às crianças determinarão suas ações e valores no futuro.



Informações de especialistas


De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, os pais devem reservar tempo para seus filhos para poderem ser os modelos que as crianças precisam. Eles podem fazer isso separando um tempo todos os dias para conversarem sobre quais são os seus valores e o que esperam dos seus filhos. Os pais também devem modelar o tipo de comportamento que querem que os filhos copiem. Por exemplo, se os pais querem que a criança comece a comer de forma saudável e se exercite com frequência, devem preparar refeições mais saudáveis porém deliciosas em casa desde os primeiros anos de vida da criança, para que ele ou ela se acostume a ter bons hábitos alimentares. Os pais também podem se exercitar com a criança saindo para caminhar ou correr com ela.

Tempo


Os pais se tornam modelos para a criança desde o momento que ela nasce, e esse é o motivo pelo qual é importante instigar nas crianças bons hábitos desde cedo. Mesmo quando as crianças se tornam adolescentes e adultos, os pais ainda são referenciais, pois elas ainda se espelham na sabedoria dos pais para cuidar da própria família.




Efeitos


O exemplo de um pai pode ter efeito positivo ou negativo nos valores de uma criança, o que influencia durante toda uma vida. Se as crianças crescem com pais fisicamente abusivos, podem abusar dos cônjuges e filhos mais tarde na vida. Se as crianças acompanham os pais a gastarem dinheiro com sabedoria, podem ser influenciadas a fazer o mesmo.

Influências culturais


A cultura dos pais também é parte importante de como estes inspiram os filhos. Por exemplo, se um pai cresceu em uma cultura que dá valor à ética de trabalho e negócios de família, ele pode encorajar seus filhos a enriquecerem através do empreendedorismo.

Considerações


Haverá ocasiões nas quais os pais não serão os melhores exemplos para os filhos. Porém o importante é que eles aprendam com esses erros e façam mudanças que influenciem melhor as crianças. Por exemplo, se um pai gasta mais tempo no escritório do que o necessário, ele ou ela priva a criança de envolvimento emocional. Porém, quando os pais reconhecem a necessidade de tempo em família e tentam mudar antigos hábitos, as coisas melhoram entre pais e filhos.


0 comentários :

Postar um comentário