Site de informações e utilidades

sexta-feira, 26 de junho de 2015

On 11:19 by Gazaniga in     No comments


A tatuagem é uma expressão cultural bem antiga que permanece até os dias de hoje como uma "arte viva", atraindo adeptos de todas as idades. Mas é na juventude que muita gente resolve fazer, seja por modismo, para se sentir incluído num grupo ou por simplesmente gostar do resultado. A técnica utiliza uma agulha com tinta que penetra até a derme, camada mais profunda da pele, depositando ali o pigmento. Como é definitiva, vale pensar bastante antes de fazer uma, para não se arrepender no futuro.

Grau de tolerância à dor




Você é muito sensível à dor? Esse é o primeiro ponto a ser avaliado. Fazer uma tatuagem dói, pois o pigmento é introduzido na pele através de uma agulha, de forma lenta e contínua. Há até quem saia do estúdio de tatuagens com ela inacabada por isso. Se faltar coragem e tolerância, o melhor é escolher um desenho bem pequeno e, portanto, de execução mais rápida. Procure se alimentar antes, com sanduíches, chocolates ou refeições leves, para não chegar de estômago vazio, ficar tonto, e acabar passando mal.

Não decida por impulso




Os anos passam e os interesses mudam, por isso pense bastante antes de fazer uma tatuagem. Aos 18 anos, a tendência a seguir modismos e agir por influência de amigos é maior, e aos 30, você será uma pessoa diferente. Tente imaginar se no futuro aquele desenho grande ou bem visível em seu corpo não o incomodará. A decisão também deve levar em conta a carreira profissional. Por mais que o preconceito em relação à tatuagens tenha diminuído, ele ainda existe. Avalie os prós e contras.

Defina a área




Não deixe para decidir na hora, sem pensar, que parte do corpo receberá o desenho. Como a tattoo é "definitiva", o ideal é optar por locais não muito visíveis. As mulheres devem evitar tatuagens no abdômen, pois podem ficar deformadas depois da gravidez. Áreas do corpo com flacidez também não são as melhores opções. O desenho fica mais bonito feito numa pele lisa e firme.

Verifique onde dói menos




A dor das agulhadas faz parte do procedimento, então vale escolher os locais onde ela é mais suportável. Regiões do corpo com muitas terminações nervosas e mais vascularizadas, como mãos, pés, lábios, área genital, rosto e mamilos, costumam doer bastante. Será difícil suportar também quando a tatuagem for feita na região das costelas, quadril, parte de trás dos joelhos e axilas. Se a valentia não for seu forte, escolha áreas com um nível suportável de dor, como a lateral dos bíceps, glúteos, antebraços, ombros, panturrilhas, lateral e posterior das coxas.

A escolha do desenho




Uma boa alternativa é levar o modelo desejado para o tatuador reproduzir. Quem não se decidiu, pode encontrar sugestões nos catálogos dos profissionais. Evite seguir modismos, imagens que todos fazem e acabam cansando logo. Tatuar o nome da pessoa amada também não é uma boa ideia, pois já levou muita gente a se arrepender com o término do relacionamento. Prefira imagens ou palavras com um significado maior em sua vida. Dessa forma, a chance de arrependimento será bem menor.

Pesquise sobre o profissional




É fundamental encontrar um profissional experiente, com boas referências e um portfólio de trabalhos bem executados. Além da qualidade, é preciso também ficar de olho nos cuidados com a higiene. O local tem que possuir licença, ser limpo, bem procurado e certificado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O tatuador deve usar todo o material descartável e equipamento esterilizado, para evitar a transmissão de doenças, como hepatite B, C, tétano, e vírus, como o HIV. Ao final do procedimento, ele deve se desfazer dos materiais utilizados, inclusive a tinta.

Cuidados na semana anterior




Antes de fazer a tatuagem, é importante informar-se sobre os cuidados necessários. O primeiro deles é evitar a exposição ao sol, para que a pele não fique ressecada e até descame. No período que antecede a ida ao estúdio, procure também usar diariamente um hidratante. Antes do procedimento, a área da tatuagem será depilada. Mas, se desejar, você pode realizar o procedimento em casa.

Cuidados posteriores




A tatuagem passará por um período de cicatrização e certos cuidados são importantes para que não ocorram infecções, perda da cor e definição do desenho. Logo após o procedimento a área será coberta por uma película aderente para protegê-la. O tatuador indicará uma pomada a ser aplicada no local. Siga rigorosamente as instruções. Evite tomar sol, coçar a região e arrancar as cascas que se formarem. Aguarde a cicatrização completa antes de tomar banho de mar, banheira, piscina ou realizar exercícios físicos. Use sempre protetor solar sobre o desenho para manter a nitidez.

Atenção, alérgicos!




Há quem desenvolva alergia ao corante, principalmente os vermelhos, amarelos, azuis e verdes. "As reações alérgicas podem ocorrer até anos depois de se fazer a tatuagem", explica a dermatologista Paula Chicralla. Outros problemas decorrentes são a formação de granulomas — pequenos nódulos em torno da tinta, e de queloides — cicatriz volumosa e avermelhada. Reações inflamatórias podem fazer a tinta se espalhar deixando a tatuagem "borrada". Os pigmentos podem ainda interferir na qualidade da imagem de exames de Ressonância Magnética, dificultando o diagnóstico de algum problema de saúde.

Remoção difícil




Existem tratamentos a laser para retirar tatuagens indesejadas. A luz do laser atinge o pigmento e promove sua "explosão". "Isso ocorre num tempo curto de ação, para que não queime ou prejudique a pele", explica a dermatologista Paula Chicralla. Aplica-se um anestésico tópico e, nos desenhos grandes, utiliza-se o injetável. Tatuagens recentes e de cor preta feitas em peles claras são as mais fáceis de tratar. São necessárias pelo menos seis sessões, podendo chegar a 10 ou 12, dependendo do tamanho e da tinta empregada.


0 comentários :

Postar um comentário