Site de informações e utilidades

segunda-feira, 15 de junho de 2015

On 13:25 by Gazaniga in     No comments


Você já ouviu isso antes: se quiser um alimento realmente saudável, cozinhe você mesmo! Mas é muito comum se esforçar para fazer uma refeição nutritiva e depois descobrir que você foi vítima de um dos muitos erros da culinária saudável. Evite prejudicar a alimentação saudável aprendendo sobre os oito erros comuns da cozinha.

Colocar azeite na água da massa




Você pode ter ouvido que colocar óleo na água evita que o macarrão grude no fundo da panela. Isso está longe de ser verdade. O fato é que o óleo na água dificulta a aderência do molho, remove certos nutrientes da massa e acrescenta calorias desnecessárias a sua refeição. Em vez disso, mantenha a água em ebulição constante, de modo que a pasta esteja sempre em movimento, e mexa com frequência.

Cozinhar legumes e verduras




Você pode pensar que ferver a verdura é a maneira mais rápida e fácil de prepará-la, mas resista à tentação de ir pelo caminho mais fácil. Quando as verduras são cozidas, muito de seus nutrientes - como vitaminas e proteínas - são eliminados. Em vez disso, tente usar uma panela especial para legumes ou cozinhe na grelha para preservar o sabor e o valor nutricional.

Igualando gordura e calorias




É bom optar pelo azeite de oliva em vez da manteiga quando estiver cozinhando. Manteiga ou margarina tem gordura nociva. E o azeite, gordura insaturada. Mas uma coisa é gordura, e outra coisa, caloria! O azeite de oliva e a manteiga possuem uma quantidade similar de calorias. Não compense em excesso quando utilizar azeite saudável durante o cozimento.

Descascar frutas e verduras




Você pode estar acostumado a descascar frutas e verduras antes de comer, mas deve resistir a esse impulso. Muitas frutas e legumes retém nutrientes, como vitaminas A e C, bem abaixo da casca. Você deve comer esta parte das frutas e verduras na medida do possível para obter os benefícios que elas proporcionam.

Poupar no sabor




Muitas pessoas pensam que uma refeição nutritiva tem que ser insípida e simples, mas isso não é verdade. Comer alimentos sem sabor vai fazer com que sua alimentação saudável seja um castigo. E é muito provável que fique com vontade de comer alimentos poucos saudáveis ​​e saborosos. Em vez disso, dê um sabor especial aos alimentos com especiarias como o manjericão e a pimenta-vermelha que aceleram o metabolismo.

Cozinhar a comida em excesso




Isso é especialmente importante quando se trata das verduras, já que são um dos alimentos mais fáceis de queimar. Quando você as cozinha demais, duas coisas acontecem: elas se tornam pouco apetitosas e perdem muito valor nutricional. Ao cozinhar, preste atenção nas verduras para garantir que não estejam perdendo a cor e deixe cozinhar por alguns minutos apenas.

Cozinhar com molho pesado




Não estrague um delicioso e nutritivo alimento vegetariano adicionando muito teriyaki ou molho de soja, que são um monte de calorias desnecessárias. Use o molho suficiente para dar sabor ao prato e faça o mesmo quando se trata de saladas. Quando possível, use molhos de baixa caloria, sódio e teor de gordura para cozinhar.

Comer o mesmo sempre




Seja qual for a comida, comer os mesmos alimentos é a maneira mais rápida de ficar cansado deles. Evite perder a motivação da alimentação saudável mudando constantemente os alimentos que você cozinha. Use ingredientes diferentes em cada refeição, tente diferentes métodos de preparo e faça receitas próprias!


0 comentários :

Postar um comentário