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quinta-feira, 25 de junho de 2015

On 08:36 by Gazaniga in     No comments


Ao brincar, a criança ao mesmo tempo se desenvolve e se diverte. Por isso, é importante saber quais brinquedos são os indicados para cada idade, pois cada fase da infância é responsável pelo desenvolvimento de uma habilidade específica. As atividades ideais colaboram com o desenvolvimento cognitivo, intelectual e motor da criança. Tudo isso pode ser desenvolvido através de brincadeiras. Veja as mais recomendadas pelos especialistas.

Até os quatro meses de idade




Do primeiro mês de vida até os dois anos, o bebê está na fase sensório-motora, na qual ele descobre o mundo através dos sentidos. Após o nascimento, a visão começa a se desenvolver, por isso são recomendados móbiles. A especialista em desenvolvimento infantil Teresa Ruas revela em entrevista ao site Bebê Abril que os olhos são considerados as primeiras mãos da criança. Por isso, eles acompanham os movimentos atentamente. O uso de mordedores pelo bebê também é recomendado. "Sons, cores, texturas atraem muito a atenção dele e estão entre as brincadeiras ideais dos primeiros meses de vida", destaca Ruas.

Dos quatro aos seis meses de idade




Dos quatro aos seis meses de idade, o bebê começa a identificar os movimentos que consegue produzir nos objetos. Por isso, são recomendados brinquedos para a criança empilhar ou arrastar. Essa é a idade em que ela mais gosta de deixar as coisas caírem no chão. Isso inclui não apenas a comida, mas também os brinquedos. Portanto, evite aqueles que se quebrem facilmente, pois provavelmente serão atirados o mais longe que a criança conseguir. O melhor mesmo são objetos de pano ou uma bola para o neném ver o efeito de sua ação sobre eles.

Dos seis aos dez meses de idade




Entre os seis e os dez meses de idade, o bebê começa a identificar formas e sons diferentes. Assim, os brinquedos de encaixar e os que emitem sons em resposta às ações da criança são recomendados. Além disso, ela passa a ter um controle maior sobre o próprio corpo, sendo capaz de se sentar sozinha. De acordo com a arte-educadora do Ateliê Artes e Movimento Suzana Soares, em entrevista ao site UOL Mulher, "no princípio de cada estágio motor percebemos dúvidas, tentativas e erros. Mas, uma vez adquirido o gesto ou movimento, podemos notar a boa qualidade da coordenação e a economia de esforço".

Dos 10 meses ao 1 ano de idade




O final do primeiro ano de vida é o período em que a maioria dos bebês dá os primeiros passos. Por isso, é necessário incentivar o desenvolvimento motor dos pequenos. Procure deixar um amplo espaço para seu filho engatinhar ou andar. Além disso, nessa etapa o bebê passa a tomar consciência sobre seu corpo e tende a começar a dançar. Estimule-o e esteja disposto a entrar na brincadeira, afinal ele vai aprender através da imitação, repetindo seus movimentos. Para o desenvolvimento sensorial, uma opção são os cavalinhos e cadeiras de balanço, que fazem o movimento de vai-e-vem.

De um aos dois anos de idade




No segundo ano de vida, a criança começa a fazer alguns rabiscos, então tenha sempre papel e giz de cera à disposição. Isso auxilia na coordenação motora dos pequenos. Aproveite e use brinquedos de encaixar e montar mais complexos. Esse é o momento de aproveitar para inserir tarefas do cotidiano na diversão da criança. "Essa é uma fase em que ela já explora objetos do dia a dia. Penteie o cabelo de sua filha e depois o da boneca, por exemplo", aponta Ruas. Faça o mesmo ao dar banho e escovar os dentes.

Dos dois aos três anos de idade




Ao final do segundo ano de vida, as crianças já conseguem pedalar em triciclos, montar quebra-cabeças fáceis e brincar com baldes de areia. Os pequenos vão amar fazer e refazer todas as atividades. Portanto, tenha uma grande variedade de brinquedos do mesmo tipo. É nesse momento também que eles vão amar as piscinas de bolinha. Elas são ótimas para a criança perceber o corpo ocupando o espaço, além do movimento das bolas coloridas. Essa atividade melhora a percepção espacial, o senso de controle e o desenvolvimento do equilíbrio da criança.

Dos três aos quatro anos de idade




Dos três aos quatro anos de idade, a criança desenvolve a criatividade. Dessa forma, ofereça a ela massa de modelar, tinta e lápis de cor. Deixe-a expressar a imaginação. Outro ponto importante dessa etapa do desenvolvimento infantil é querer brincar de faz de conta. Por isso, incentive-a a fantasiar-se de aventureira ou herói e deixe o mundo da imaginação tomar conta. Com essa idade, os pequenos percebem que os desenhos se parecem com a realidade, então você vai receber muitas ilustrações suas feitas por eles. Afinal, eles passam a entender melhor que o que produzem pode ser oferecido ao outro.

Dos quatro aos cinco anos de idade




A criatividade continua bastante presente dos quatro aos cinco anos de idade, e nessa fase a criança continua gostando de brincar de faz de conta. Aproveite o tempo com seu filhos para ter uma conversa imaginária pelo telefone ou brincar de boneca e fazendinha. Deixe a criança livre para inventar situações de acordo com o cenário. O interesse no desenho continua, então mantenha o giz, o lápis e as canetinhas. Ao final do quinto ano, comece a incentivar a criança a reconhecer o próprio nome escrito e brincar de escrever, mesmo que de mentirinha.

Dos cinco aos seis anos de idade




Aos cinco anos de idade, a criança começa a elaborar a própria identidade e consequentemente a fantasia vai perdendo espaço. Nesse processo de construção ocorre uma separação maior entre meninos e meninas. Elas começam a se interessar por bonecas, bolsas e bijuterias, enquanto eles costumam procurar trenzinhos, caminhões e todo o universo dos carrinhos. A escola deixa de ser apenas brincadeira e a criança assume mais um pouco de responsabilidade com a leitura e a escrita. É nesse momento também que aumenta o convívio com outras crianças e o número de atividades em grupo.

Dos seis aos oito anos de idade




A partir do sexto ano de vida, a criança se engaja em brincadeiras que exigem mais raciocínio lógico, como jogos de tabuleiro ou cartas. Aproveite para inserir nas atividades revistas com passatempos e quebra-cabeças mais complexos. Essa é a etapa também do desenvolvimento da competitividade, então trabalhe isso de maneira sadia, através de esportes e jogos cooperativos. Como nessa idade a criança tende a procurar mais os jogos de computador, apresente a ela atividades educativas online. Introduza ainda a leitura de livros, gibis e revistas infantis e controle o tempo gasto com eletrônicos.

Dos oito aos 12 anos de idade




O final da infância é marcada por jogos com regras. Nisso incluem-se os jogos de tabuleiro, de quadra ou baralho. A partir dos oito anos, a criança já sabe da existência de regras básicas e isso faz com que o jogo seja levado mais a sério. Procure por atividades que promovam a interação familiar e deixe que seu filho perca algumas vezes. Perder é muito importante para o desenvolvimento dele, pois ele precisa saber como lidar com a frustração. Além disso, vai prepará-lo para o mundo real, regido pelas normas da sociedade.


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