Site de informações e utilidades

terça-feira, 2 de junho de 2015

On 13:40 by Gazaniga in     No comments


O hábito de comer alimentos saudáveis como frutas ajuda a prevenir e combater problemas de saúde como hipertensão, diabetes e outros. Elas também são ricas em nutrientes e possuem extrema importância para o bom funcionamento do organismo, porém algumas são difíceis de se achar dependendo da época do ano. Além disso, devido às temporadas de safra, algumas frutas ficam mais baratas em determinados meses. O ideal é consumir o fruto que cresce e amadurece em seu próprio tempo, sem o auxílio da aplicação de hormônios, pois dessa maneira atinge naturalmente a concentração normal de vitaminas e nutrientes.

Morango




O morango tem sua origem na Europa e é rico em vitaminas C e B5, fibras, ferro, cálcio e flavonoides, nutrientes importantes principalmente para o combate da anemia, além de ajudar a diminuir o colesterol e prevenir o câncer. A safra da fruta começa em junho e vai terminar apenas entre setembro e outubro. Devido a isso, os meses de julho e agosto têm maior disponibilidade da fruta a um preço menor para o consumidor. Por isso, aproveite esses meses para desfrutar do morango.

Maracujá




O maracujá é uma fruta tropical, com melhor adaptação a regiões com temperaturas elevadas. O fruto e as folhas do maracujazeiro possuem propriedades calmantes. Mais presente no dia a dia do brasileiro durante o verão, o maracujá tem seu pico de safra em novembro, dezembro e janeiro. A fruta, que é normalmente usada em sucos e doces, é rica em vitaminas C e B12, além de ferro, cálcio e fósforo. Por isso, é ótima para aliviar inflamações, inchaços e queimaduras.

Melancia




Assim como o maracujá, a melancia também é mais facilmente encontrada nos meses de novembro, dezembro e janeiro, o que faz com que ela apresente um valor de venda inferior nesse período do ano. Normalmente ingerida in natura ou também em sucos, a fruta possui grande quantidade de água, por isso colabora para a hidratação do organismo. Além disso, é rica em licopeno, que auxilia na prevenção do câncer de próstata. Ela também é uma boa ferramenta para o combate à gripe, pois é fonte de vitaminas A, B1, B2, B3 e C, tendo ainda proteínas, gorduras e fósforo.

Jabuticaba




Fruta 100% brasileira, a jabuticaba é encontrada no mercado apenas em setembro e outubro. Nos demais meses é praticamente impossível comprá-la nas feiras e supermercados. Para desfrutar da fruta nos meses próximos a setembro e outubro, você precisará ter uma jabuticabeira em casa. A fruta é fonte de vitamina B3 e C, além de ferro e fósforo, nutrientes que beneficiam os ossos, previnem a gripe e facilitam a digestão. Mas é melhor não exagerar no consumo da jabuticaba, pois em excesso ela pode causar prisão de ventre.

Manga




A manga tem seu pico de safra nos meses de janeiro e fevereiro, e também entre julho e outubro, por isso é facilmente encontrada pelo consumidor durante praticamente todo o ano. Gestantes devem consumir a fruta ocasionalmente devido a sua alta concentração de ferro e cálcio, nutrientes necessários durante a gestação, porém cuidado com os excessos. Além disso, ela ajuda a combater anemia e câimbra, sendo também útil para previnir o estresse, problemas cardíacos e intestinais. Originária do sul e sudeste asiático, a fruta é fonte das vitaminas A, B e C. Assim como a melancia, ela é normalmente consumida in natura ou também em sucos.

Nectarina




Por ter seu pico de safra nos meses de dezembro e janeiro, para muitos brasileiros, a nectarina é associada ao Natal. Por isso ela é normalmente usada em decorações de mesa das festas de fim de ano. A fruta é originária da China e contém vitaminas A, B3 e C, além de potássio. Ela promove a saúde da visão e da pele, ambos proporcionados pela vitamina A. O fruto, que é na verdade uma variedade do pêssego, também estimula o apetite e age contra infecções.

Goiaba




A goiaba, tanto a branca quanto a vermelha, é mais facilmente encontrada nos meses de fevereiro e março. A fruta originária do continente americano é boa para os ossos por ser rica em cálcio. Ela também faz bem para a visão, além de ajudar na prevenção da gripe e da anemia devido a seus nutrientes: vitamina A, C, ferro, fósforo, além de cálcio. A goiaba é normalmente consumida in natura, em forma de suco ou doce, a popular goiabada.

Banana




A banana é comercializada durante todo o ano, porém suas diversas variedades têm meses específicos de colheita, como é o caso na banana-prata, que tem seu período de pico de safra entre outubro e dezembro. Já a banana-nanica pode ser encontrada em março e nos meses entre agosto e novembro, enquanto a banana-maçã tem seu pico de colheita em março, abril e maio. A fruta, não importa o tipo, é fonte de potássio e vitamina B6, sendo boa para ossos, pele e sistema nervoso.

Kiwi




Oriundo da China, o kiwi contém vitamina C, fibra, ferro, magnésio e potássio. Ele é bom para gestantes e hipertensos, pois ajuda a reduzir a pressão arterial. Seu pico de safra ocorre entre abril e agosto, sendo dificilmente encontrado nos demais meses do ano. Ele também ajuda a diminuir o risco de desenolver câncer e doenças circulatórias, além de prevenir gripes e resfriados devido à vitamina C. O kiwi é considerado o fruto comercial com maior proporção de vitamina C, perdendo apenas para a acerola. Ele é normalmente consumido in natura e também em sucos naturais.

Tangerina




Outra fonte de vitamina C é a tangerina, que também possui vitamina A, B1, B2, potássio, cálcio e fósforo. Vinda da Ásia, ela é colhida principalmente entre março e abril. Conhecida também como mexerica, a fruta é boa para o intestino e para o coração, pois combate a hipertensão arterial. Ela é indispensável para a saúde dos olhos e da pele, aumentando também a resistência a infecções. Além de ser consumida in natura, a tangerina pode se transformar em sucos, doces caseiros e geleias.


0 comentários :

Postar um comentário