Site de informações e utilidades

terça-feira, 9 de junho de 2015

On 19:36 by Gazaniga in     No comments


Há mais de 7.000 anos os cães entraram em contato com o homem e nasceu assim uma relação inabalável, baseada não só na convivência, mas também na fidelidade e amizade. Foi manipulando esses antigos descendentes dos lobos de acordo com suas necessidades que o homem criou todas as raças caninas conhecidas. Assim nasceram as chamadas variedades gigantes, pesando mais de 50 kg e medindo mais de 70 cm de altura. Esses não necessariamente são cães robustos, mas ainda precisam de exercícios, espaço e boa alimentação assim como bom adestramento e, claro, muito afeto e atenção. Conheça aqui esses 10 maravilhosos gigantes de quatro patas.

Lébrel irlandês, um gigante extremamente fiel




Conhecido como wolfhound irlandês, o lébrel irlandês é mais alto que o dogue alemão, medindo mais de 80 cm de altura. De origem celta, ele foi utilizado na Antiguidade para caçar renas e lobos (daí derivando seu nome). Esse nobre e excelente mascote adora as crianças. Se você conhece a lenda de Guinefort, o "santo lébrel", entenderá sua nobreza. Conta-se que o animal foi executado pelo dono, um nobre inglês, que acreditava erroneamente que o cão queria matar seu bebê quando, na verdade, o havia salvado de uma serpente. No álbum "Mercury falling", de Sting, você pode ver o cantor ao lado de seu lébrel.

Komondor, o cão pastor de longas franjas




De origem húngara e com uma pelagem longa composta por uma infinidade de cordões, o komondor se caracteriza por ser um cão de guarda e pastoreio. Seu aspecto é imponente, de estrutura quase quadrada e cor de marfim, medindo mais de 70 cm de altura. Se você quiser um, saiba que a pelagem dele necessita de manutenção constante, tanto para evitar nós como para evitar mofo e doenças de pele. Além disso, você deve ser um dono firme desde o princípio, pois esse é um cachorro extremamente inteligente e de personalidade forte.

Terra-nova, um molosso amoroso




Com a aparência e a imponência de um urso, o terra-nova, originário da ilha de Terra Nova, no Canadá, é um cão "para toda obra", pois já foi utilizado para puxar trenós, como salva-vidas e como animal doméstico. De cor negra ou café, às vezes com algumas manchas brancas, ele mede cerca de 70 cm de altura. Tenha em mente que, apesar da estatura, esse é um animal fiel e carinhoso, nem um pouco desajeitado, muito tranquilo e bondoso. Entretanto, requer muita atividade física e necessita de atenção com suas articulações.

São-bernardo, o rei das montanhas nevadas




O gigantesco são-bernardo, mundialmente famoso por seus atos de heroísmo ao resgatar pessoas perdidas na neve ou vítimas de avalanches, tem também um lado místico, pois acredita-se que é o portador dos espíritos bons dos viajantes da neve. Entretanto, se você acha que esse é um animal bonzinho, está muito enganado: ainda que as fêmeas da raça costumem ser afetuosas, os machos são guardiães e territoriais, com uma personalidade dominadora. Apesar do porte, eles se adaptam a espaços pequenos, pois são sedentários e tranquilos, o que não isenta você de oferecer atividades físicas aos animais.

Borzoi, o cão da nobreza russa




Alto, esbelto, veloz e elegante, esse é o cão da raça borzoi, que pode medir até 80 cm de altura e pesar menos de 50 kg. Tradicional companheiro dos czares da Rússia, ele foi originalmente criado para proteger os rebanhos de animais grandes como ursos e lobos. Desde então, tornou-se um animal aristocrático, principalmente de companhia devido a sua personalidade dócil e fiel. Contudo, não pense que esse é um animal para crianças, pois sua personalidade não é brincalhona e ele tende a ser indiferente. De passada ligeira, ele requer muita atividade física e um dono tranquilo.

Lébrel escocês, caçador por excelência




Esbelta, dona de uma cabeça triangular e focinho largo e pontiagudo, você não acreditaria que essa raça era criada para caçar veados. Ela pode medir até 80 cm de altura e pesar menos de 50 kg, o que lhe garantia rapidez e furtividade nessas atividades. Talvez você tenha escutado que cães de raças grandes vivem pouco tempo, mas o também chamado deerhound escocês pode viver mais de 10 anos. Ele é parecido com o lébrel irlandês, mas com pelos mais longos. Se você quiser um, precisará oferecer a ele espaços abertos, muito exercício e, claro, cercas bem altas.

Bulmastife, um molosso enorme e de grande coração




Originário da Inglaterra, o bulmastife é um pouco menor que outros cães listados neste artigo, medindo até 70 cm de altura, mas é corpulento e imponente. Resultado do cruzamento de mastifes e buldogues, ele era usado em reservas como guardião contra caçadores ilegais. Ele é um animal tranquilo que não costuma latir, costumando atuar quando detecta perigo. Se você pensa em ter um, precisa ser um dono equilibrado, decidido e firme, além de socializá-lo corretamente para evitar ataques. Ele é muito afetuoso com a família, especialmente com as crianças. Mas lembre-se de que atrás de cada criança e animal de companhia deve estar um pai responsável.

Dogo argentino, imponente




O dogo argentino é um cachorro forte e muito seguro de si mesmo, que se é tranquilo e late pouco é porque prefere agir a fazer ruído desnecessário, motivo pelo qual foi utilizado em caçadas. Se você planeja ter um animal dessa raça, deve socializá-lo desde cedo para evitar agressões a outros cães quando ele estiver maior. Além disso, você precisará ser um dono firme e equilibrado e levá-lo para receber treinamento especial para fazer dele um dos animais mais nobres e fiéis. Lembre-se de que não existem cachorros agressivos, senão donos irresponsáveis.

Mastim napolitano, um antigo gladiador romano




Utilizado há mais de 2.000 anos em espetáculos de crueldade, apesar de conservar suas características de cão de guarda e proteção, o mastim napolitano será um animal carinhoso e extremamente protetor da família se bem educado e tratado. Essa raça não costuma ser de forma nenhuma valentona, senão bastante tolerante, mas quando chegar ao limite da paciência, agirá para se defender. Contudo, se você é um dono firme e equilibrado, terá um gigante bonzinho, protetor e equilibrado.

Dogue alemão, majestoso




Gigante por excelência, o dogue alemão é também um grande protetor do lar e da família. Por ser um cão tranquilo que não costuma latir, alguns acreditam erroneamente que não se trata de uma raça inteligente (por exemplo, o deboche que se faz com o personagem Scooby Doo, que é dessa raça). Mas, pelo contrário: esses são animais equilibrados e fortes. Então, se quiser um, você necessitará dar-lhe exercício adequado e aprender a controlá-lo corretamente devido às grandes proporções e força do animal.


0 comentários :

Postar um comentário